COMPONENTE II

Melhoria da Progressão, Conclusão e Qualidade da Educação Básica

Visa reduzir a distorção idade-série e melhorar o desempenho escolar, buscando níveis de aprendizado próximos aos indicadores nacionais. Para isso, serão implementadas ações que promovam o avanço no rendimento escolar, assegurem o acesso e a permanência dos estudantes na escola e garantam a conclusão das etapas do ensino fundamental e médio dentro das faixas etárias adequadas.

Essas metas serão alcançadas por meio do aprimoramento e da expansão do programa de aceleração da aprendizagem, que oferecerá suporte educacional personalizado, possibilitando que todos os estudantes alcancem seu pleno potencial acadêmico.

Todos os produtos têm como objetivo promover melhorias na educação, superando os desafios para que os estudantes possam trilhar trajetórias contínuas e completas. Isso inclui garantir o acesso, a permanência e o sucesso na Educação Básica, promovendo uma aprendizagem de qualidade, o desenvolvimento de competências essenciais e a equidade de gênero em todas as etapas do processo educacional.

Produtos do Componente 2:

1. CEMEAM – Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Atualização/Expansão do Sistema Estadual de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e Espaço Maker: plataforma e aquisição de kits pedagógicos, paradidáticos e mobiliários.

Atualização da proposta pedagógica, incorporando competências digitais e pedagogias inovadoras;

Realização de Oficinas com temáticas abrangentes e atualização docente.

2. SPTE- Sistema de Proteção à Trajetória Educacional

Elaboração e construção do SPTE: App intuitivo, utilizando inteligência artificial;

Criação e desenvolvimento do App AVAM- Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas: aquisição de equipamentos e formação continuada.

Aprimoramento do SIGEAM- Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas

3. ESCOLA DA FLORESTA E ESCOLA INDÍGENA

Elaboração/Revisão/Atualização da proposta pedagógica da Escola da Floresta e Indígena;

Reforço da diversidade cultural e linguística da Escola da Floresta e Escola Indígena: considerar competências e habilidades locais, com participação comunitária;

Promoção da formação continuada e Graduação Específica para Escolas Indígenas.

4. CEPAN – Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta

Aprimoramento da plataforma e realização de formação continuada.

5. EDUCAÇÃO ESPECIAL

Fortalecimento da Educação Inclusiva nas escolas por meio de insumos pedagógicos: aquisição de kits pedagógicos e criação de Espaço Maker adaptado.

Promoção da formação continuada e especializada de professores: formação docente – Lato sensu.