I Encontro Formativo das Escolas em Tempo Integral fortalece educação no Amazonas
Evento reúne gestores, professores e técnicos pedagógicos para debater práticas inovadoras e fortalecer a rede de ensino
A UGP-PADEAM participou do I Encontro Formativo das Escolas em Tempo Integral, um importante momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da política de Educação Integral no Amazonas.
O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da UGP-PADEAM, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto Sonho Grande, e da Sincroniza Educação.
Durante a programação, professores, gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos participaram de oficinas, painéis temáticos e rodas de diálogo voltadas à integração curricular, práticas inovadoras e aprimoramento da gestão pedagógica.
A professora Therezinha Ruiz, coordenadora geral da UGP-PADEAM, destacou o caráter inspirador do encontro:
“A Educação Integral é uma construção coletiva e exige o comprometimento de todos. Este encontro nos permite alinhar conceitos, trocar vivências e fortalecer a rede como um todo, com foco no desenvolvimento integral dos nossos estudantes.”
O secretário executivo Márcio Bentes ressaltou a importância da integração entre as equipes técnicas e pedagógicas para a consolidação dos resultados:
“A Educação Integral requer um trabalho conjunto e bem planejado. Nosso papel é garantir as condições estruturais, técnicas e de gestão para que as escolas possam desenvolver plenamente esse modelo de ensino. O diálogo com o BID e com as instituições parceiras amplia nossa capacidade de execução e inovação.”
Além dos debates, o encontro também abordou o papel da sustentabilidade e da inovação tecnológica no fortalecimento das políticas educacionais, reforçando a visão do Governo do Amazonas de que educar é transformar realidades.
Mais do que uma formação, o evento se consolidou como um espaço de construção coletiva e inspiração, reafirmando o compromisso do Estado com uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora.
Texto: Erciley Antonio