UGP-PADEAM e BID promovem reuniões para avanços na educação do Amazonas

A Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-PADEAM), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), realizou, no dia 18 de fevereiro de 2025, várias de reuniões para discutir o fortalecimento da educação no estado do Amazonas. Durante todo o dia, gestores, pesquisadores e especialistas debateram importantes temas, como a formação continuada dos professores e a implementação do ensino médio integral.

Pesquisa sobre formação continuada dos professores

A primeira reunião abordou os resultados da pesquisa sobre a formação continuada dos professores da rede estadual de ensino, que contou com a participação de docentes da capital e de todos os municípios do interior. O estudo foi conduzido por pesquisadores do Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (CEAPEA) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo, com financiamento do BID.

O estudo apresentou a construção do questionário utilizado e seus objetivos, além dos resultados preliminares. “Essa pesquisa é um passo fundamental para compreendermos as necessidades e desafios da formação docente no Amazonas, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes”, afirmou a Secretária de Educação, Professora Arlete Mendonça.

A pesquisa foi coordenada pela pesquisadora Bárbara Barbosa Born, com o apoio de uma equipe de especialistas do CEAPEA e do LEPES, que contribuíram para a análise dos dados e a formulação das conclusões preliminares.

Ensino Médio Integral

Na segunda reunião do dia, estiveram presentes a equipe pedagógica da UGP-PADEAM, do BID, da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC) e do Instituto Sonho Grande para discutir a ampliação do ensino médio integral no Estado. Durante o encontro, o Instituto Sonho Grande apresentou a proposta de uma formação para técnicos, professores e pedagogos do ensino médio, buscando alinhamento e validação junto aos setores competentes.

A Coordenadora Geral da UGP-PADEAM, Professora Therezinha Ruiz, ressaltou a importância do modelo integral para a melhoria dos indicadores educacionais. “Nosso compromisso é oferecer aos estudantes uma educação de qualidade, que amplie suas oportunidades e fomente um aprendizado significativo”, destacou.

Caderno de Orientações Pedagógicas para a Escola Estadual da Floresta

No encerramento das reuniões, a Secretária de Educação, Prof.ª. Arlete Mendonça e a Secretária Executiva Pedagógica Georgete Borges, entregaram oficialmente o Caderno de Orientações Pedagógicas para a Escola Estadual da Floresta à Coordenadora Geral da UGP-PADEAM, Professora Therezinha Ruiz, e ao Especialista Marcelo Pérez, representante do BID.

O material foi elaborado com o objetivo de alinhar o projeto pedagógico da escola com temas de preservação ambiental, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Esse caderno representa um grande avanço para a educação do Amazonas, pois alia conhecimento acadêmico com a sustentabilidade, garantindo que nossos jovens sejam preparados para os desafios do futuro”, afirmou Marcelo Pérez.

Com uma matriz curricular com atividades praticas integradas, o caderno busca oferecer uma educação que valoriza o meio ambiente e promove práticas sustentáveis. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas em investir na qualidade do ensino e na formação cidadã dos estudantes.

O Governo do Amazonas segue comprometido com o desenvolvimento da educação no Estado, por meio da construção de unidades educacionais e da implementação de projetos pedagógicos inovadores, sempre buscando fortalecer o aprendizado e melhorar as condições de ensino para todos os alunos da rede estadual.

Texto: Yuri Almeida
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Educação e Desporto Escolar